Arrow
Arrow
PlayPause
Slider

Serviço público: Internet das coisas: Medidor de consumo

Fonte: Governo de SP

A Sabesp vai usar a tecnologia IoT, a Internet das Coisas, para medir o consumo de água de seus clientes. Depois de testar com sucesso o sistema no ano passado, a Companhia iniciou a instalação de 100 mil hidrômetros inteligentes nos maiores clientes da Grande São Paulo. Eles passarão a ter seu consumo de água medido diariamente de maneira remota.

A tecnologia IoT, do termo em inglês Internet of Things, permite a conexão entre dispositivos do nosso dia a dia (como geladeiras, fechaduras, câmeras de segurança e TVs) à internet. A comunicação entre esses objetos é feita por meio de sensores e programas de computador.

Trata-se de uma iniciativa pioneira na área de saneamento, que traz inovação e eficiência para o setor. De baixo custo, a IoT vai reduzir perdas de água (o que contribuindo para o meio ambiente), além de combater fraudes e melhorar o relacionamento com os clientes.

Outra novidade é a contratação por desempenho: o fornecedor opera o sistema e é remunerado com base na comunicação dos dados.

No projeto-piloto, em operação desde maio de 2018, foram instalados hidrômetros inteligentes em 500 pontos. Nessa etapa, a Sabesp pôde verificar, por exemplo, anomalias de consumo. Foi o caso de uma escola em São Paulo, que se livrou de um vazamento (e do prejuízo que ele causava) após ser detectada alta incomum de consumo no período noturno.

Próximos passos e benefícios

Cinco hidrômetros inteligentes desta nova etapa foram instalados em julho em prédios da Universidade de São Paulo e já estão em ação. A implantação na Grande São Paulo será gradativa ao longo de 12 meses em consumidores como shoppings, condomínios e indústrias.

Além de ganhos para a Sabesp, as redes IoT impactarão no modo como o cliente se relaciona com seu consumo, sua conta e com a própria companhia. O próximo passo é disponibilizar as medições diretamente para o consumidor, por meio do aplicativo Sabesp Mobile. Isso vai possibilitar que ele faça a gestão diária de seu consumo (em vez de mensal) e verifique com muito mais facilidade eventuais aumentos e reduções do gasto.

#SabespDigital

A tecnologia IoT é mais uma ação dentro do programa de inovação digital da Sabesp. Para atendimento ao cliente, a companhia já conta com o app Sabesp Mobile (disponível nas plataformas iOS e Android) e a Agência Virtual (no site www.sabesp.com.br), que oferecem serviços como segunda via de conta, parcelamento de débitos e pedidos de ligação de água e esgoto, além de chatbot. Também dispõe de agências inteligentes, com rede wi-fi, totem de autoatendimento e cabine para atendimento via teleconferência.

Outras inovações da Sabesp são o uso de robôs para detectar vazamento nas redes de água e esgoto, o monitoramento de obras por meio de drones e a identificação de obras por QRCode (tipo de código de barras), que oferece à população informações sobre trabalho em execução.

No ano passado, por meio do Pitch Sabesp, a Companhia fez um chamado público para selecionar projetos inovadores, que foram premiados e trouxeram um novo olhar e novas soluções para os serviços prestados pela empresa.